MÍDIA PESQUISADA:REVISTA
TEXTO: "O MEIO É A MENSAGEM"!
A revista, na minha percepção, é colocada por Mc Luhan como o meio de massagem e não de mensagem, e deixa claro o que revistas como a VEJA, por exemplo,faz com os leitores.
A VEJA manipula, tenta ditar regras impostas por uma elite, e quando eu digo tenta, é porque nem todos se deixam influenciar por ela.Me refiro aqui aos intelectuais.
Eu iria até mais longe que Mc Luhan(sem nenhuma pretensão),e diria massagem cerebral, pois muitas pessoas até se deixam influenciar.
A massa, por ingenuidade, falta de informação e até por falta de recursos(vejo muitos empregados que lêem a VEJA do patrão), e isso sem nenhuma percepção.
E a elite, os empresários, por pura conveniência.
É muito mais cômodo para eles, que a VEJA só mostre o que lhes é interessante, e que não necessite que se pense, argumente, questione.
Ela julga,(lembram da capa "Foram eles"?),condena,absorve,quem ela quer.
Lamentável!
Felizmente,eis que surge uma CARTA CAPITAL, direcionada a um público intelectual, e com a responsabilidade social de disseminar uma melhor informação, questionamentos comportamentais,(inclusive da VEJA). Vemos isso quando ela traz uma capa idêntica a da VEJA, porém com a proposta que nos possibilita pensar.
Vejo nas resvistas de fofoca,ou seja, revista destinada a um público de baixa renda, uma massagem bem própria da massa, ou para a massa.
Essa revista é para aqueles que têm acesso no máximo a TV,(quem lê Drummont,geralmente não lê revista de fofoca)portanto, fala-se das celebridades, das novelas, dos artistas em geral, e os endeusam como se fossem seres de outo planeta.
O pior é que esses seres ditam regras,pois a massa quer se vestir como eles, quer o celular como o deles...por uma simples questão: Status!
Isso não acrescenta nada para a massa, pelo contrário, só faz aumentar a inadimplência no nosso país. Essas revistas investem nessa massa(seu público), aproveitam de suas necessidades financeiras e promovem sorteios como: casa própria, carro, etc.Uma verdadeira massagem.
A PLAYBOY é a revista que mais se identifica com esse trocadilho de Mc Luhan, pois acontece mesmo uma massagem na libido dos homens, literalmente(e em simpatizantes de mulher, claro).Ela pouco contribui com mensagens, o que ela passa, principalmente hoje em dia(com photoshop) é surreal.
Mulheres "siliconadas", plastificadas, fazem com que percamos a identidade privada.Essa identidade é influenciada por essas mulheres, que contribuem muitas vezes para dietas mirabolantes, sem orientação médica, na busca de um corpo perfeito, faz mulheres chegarem até à anorexia.
Enfim, é preciso estar atento as mensagens para não ser influenciado pelas massagens.
Sou formada em Relações Públicas, tenho três filhas lindas, sou extremamente apaixonada pela vida,
- Raquel Valéria
- Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
- Sou formada em Relações Públicas, mãe de três filhas lindas com idades de 20, 25, e 28 anos. Sou apaixonada por: Comunicação, livros, dança, viagem, música, educação, redação, tecnologias, fotografia, poesia, jornalismo, conhecimentos, gente, justiça, amigos, inclusão social, inclusão digital, inclusão de deficientes, política, sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário