Respostas para “A comunicação e a Pequena e Média Empresa”
Raquel Valéria Fernandes
07/03/2011 às 12:43
A maioria dos empresários pecam pelo imediatismo.Se visassem um resultado a longo prazo,mas concreto,investiriam muito mais em comunicação.A prevenção,os treinamentos(para um momento de crise) são de fundamental importância.Entretanto é preciso que esse profissional tenha autonomia para desenvolver desde a comunicação interna (como um quadro de avisos)até planejamentos estratégicos que somente empresas não engessadas e com visão ampla,irão permitir.Por isso é fundamental que o profissional se qualifique cada vez mais,domine ferramentas da comunicação, como as redes sociais ,por exemplo,e apresente sempre projetos,soluções convincentes que vão de encontro com seus interesses.Para isso, o gestor organizacional precisa não somente tirar o “óculos”, mas tirar também a “viseira”, que permite um olhar,flexível e complexo.Principalmente porque hoje vimos cair por terra, teorias como a de Taylor que apesar de ter melhorado “problemas que resultavam das relações entre operários,e tinha como conseqüência modificar as relações humanas”, sabemos que o “manda quem pode,obedece quem tem juízo”,também caiu por terra.E se esse gestor possibilita a comunicação(principalmente interna),os resultados com certeza serão satisfatórios tanto para a organização como para os funcionários,que são o espelho da empresa.
Raquel Valéria Fernandes
6º Período de RP
Responder
Alertse Qualificação Profissional
10/03/2011 às 12:49
Olá, querida!
Que bom vê-la por aqui.Fico muito contente por ver que tem aprendido muito sobre comunicação. Considero você um modelo para muitos alunos seguirem.
Penso, entretanto, que alguns paradigmas ainda estão para serem modificados. Ainda é comum vermos organizações geridas em cenários que você descreveu acima.
É importante, desta forma, dizer que o profissional de comuniação e de marketing precisa ampliar sua capacidade de exercer um dos princípios básicos da comunicação eficiente que é adequar a linguagem ao público e o empresário fala a “Linguagem dos números”. Em outras palavras, digo que é fundamental que o profissional de comunicação apresente resutados cada vez mais quantificáveis e nunca deixe de mensurar suas ações. Isso fará com que a empresa amplie seus resultados, mas também fará muito bem para a imagem do profissional que tiver essa capacidade e para toda uma categoria.
Muito obrigada pela colaboração.
Um forte abraço!
Chana Vasco
Sou formada em Relações Públicas, tenho três filhas lindas, sou extremamente apaixonada pela vida,
- Raquel Valéria
- Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
- Sou formada em Relações Públicas, mãe de três filhas lindas com idades de 20, 25, e 28 anos. Sou apaixonada por: Comunicação, livros, dança, viagem, música, educação, redação, tecnologias, fotografia, poesia, jornalismo, conhecimentos, gente, justiça, amigos, inclusão social, inclusão digital, inclusão de deficientes, política, sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário